Atrações

UMA VIAGEM PELO UNIVERSO

23 de Outubro - Belo Horizonte

A diversidade de repertório e possibilidades artísticas de uma orquestra são tão vastos como o Universo. Partindo dessa premissa, transformamos a Sala Minas Gerais em uma grande nave espacial para interligar obras de diferentes épocas e estilos.

Abrindo com a Fanfarra de Assim Falou Zaratustra do alemão Richard Strauss - mais conhecida como a trilha de 2001: Uma Odisseia no Espaço, vamos então visitar os planetas Marte e Júpiter pela imponente música do inglês Gustav Holst. As matérias de Astronomia e Física marcam presença ao percebermos como o francês Claude Debussy traduz a sua contemplação em música na obra Clair de Lune.

E dessa forma, aproveitando que estamos em uma Lua musical, finalizamos em território espacial uma Suíte Spaceship Medley de Rodrigo Bustamante e o Tema de Guerra nas Estrelas de John Williams.

Compartilhar um repertório que vai de uma ópera no século XIX até uma recente trilha sonora é reafirmar o quão atual é o papel de uma orquestra e de seu “ecossistema sonoro”; formando não apenas ouvintes, mas futuros cidadãos pensantes, colocando-os em constante estado de curiosidade e escuta ativa.