Atrações

CARTILHA #NAMOROLEGAL

Campanha para conscientizar jovens sobre relacionamentos abusivos


#NamoroLegal

Acesse a cartilha completa clicando neste link:


"Você já deve ter ouvido falar em relacionamento abusivo. Mas, na vida real, às vezes não é tão fácil saber se você está em um relacionamento assim. 
Difícil mesmo é saber como e quando agir em relação ao namorado controlador. 

Mesmo mulheres adultas, muitas vezes, só percebem que estão em uma relação abusiva quando já estão sofrendo muito, isoladas da família e amigos, afastadas do estudo, do trabalho e sem amor próprio. 
Para as garotas, pode ser ainda mais difícil identificar quando estão sofrendo abuso. 

É preciso ficar atenta! Essas relações podem se tornar violentas e as mulheres jovens são as que mais sofrem.  No Brasil, 42% das mulheres entre 16 e 24 anos sofreram violência em 2018 (Pesquisa Visível e Invisível 2019, Fórum Brasileiro de Segurança Pública). 

Relacionamentos fazem parte da vida, devem ser agradáveis e saudáveis, por isso, você precisa saber impor limites. 
Para te ajudar, criamos a Cartilha Namoro Legal com dicas simples e práticas sobre relacionamentos. Nela, você vai descobrir como identificar comportamentos abusivos e o que fazer quando o namorado ou o crush é controlador. 

E a tecnologia também pode ser uma amiga e ajudar a esclarecer dúvidas sobre relacionamentos abusivos. Utilizando Inteligência Artificial, o Ministério Público de São Paulo, a Microsoft e os parceiros Elo Group e Ilhasoft criaram a MAIA (Minha Amiga Inteligência Artificial), uma bot que pode conversar com você sobre namoro de uma forma leve e descontraída. 

Nesse projeto, contamos com mais uma aliada poderosa: a Revista Capricho, que há anos é uma das maiores parceiras das jovens de todo o Brasil e que foi essencial para que a nossa MAIA se tornasse conhecida pelo maior número de meninas e mulheres e, para assim, criarmos uma grande rede de apoio. 

Leia nossas dicas, fique atenta e escolha sempre o que é melhor para você!"

VALÉRIA SCARANCE 
Promotora de Justiça Criadora da Campanha 
#NAMOROLEGAL